terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chop Suey! - System of a Down

Nesse post vou variar um pouquinho e trazer uma música que poucas pessoas pensam sobre o significado dela (vamos lembrar que digo isso pela minha visão, não especificamente pelo do compositor, nem da sua), algumas pessoas podem não conhecê-la, não gostar, não me importa (mentirinha, importa sim), mas deem uma chance se não à música, pelo menos à letra.

Chop Suey!

System Of a Down


(We're rolling suicide)

Wake up (Wake up)
Grab a brush and put a little makeup
Hide the scars to fade away the shake up
(Hide the scars to fade away the)
Why'd you leave the keys upon the table?
Here you go create another fable

You wanted to
Grab a brush and put a little makeup
You wanted to
Hide the scars to fade away the shake up
You wanted to
Why'd you leave the keys upon the table?
You wanted to

I don't think you trust
In my self righteous suicide
I cry when angels deserve to DIE!!
(Ahh)

Wake up (Wake up)
Grab a brush and put a little makeup
Hide the scars to fade away the
(Hide the scars to fade away the shake up)
Why'd you leave the keys upon the table?
Here you go create another fable

You wanted to,
Grab a brush and put a little makeup
You wanted to,
Hide the scars to fade away the shake up
You wanted to,
Why'd you leave the keys upon the table?
You wanted to

I don't think you trust
In my self righteous suicide
I cry when angels deserve to die
In my self righteous suicide
I cry when angels deserve to die!

Father! (Father!)
Father! (Mother!)
Father! (Fuck You!)
Father!

Father, into your hands,
I commend my spirit!
Father into your hands,

Why have you forsaken me?
In your eyes, forsaken me
In your thoughts, forsaken me
In your heart, forsaken me

Trust in my self righteous suicide
I cry when angels deserve to die
In my self righteous suicide
I cry when angels deserve to die.


TRADUÇÃO


Chop Suey!

(Estamos rolando o Suicídio)


Acorde! [acorde]

Pegue uma escova e coloque um pouco de maquiagem
Esconda as cicatrizes para disfarçar os espantos
[esconda as cicatrizes para disfarçar os espantos...]
Por que você deixou as chaves sobre a mesa?
Aí vai você criar outra fábula

Você quis,
Pegue um pincel e coloque um pouco de maquiagem,
Você quis,
Esconda as cicatrizes para disfarçar os espantos
Você quis,
Por que você deixou as chaves sobre a mesa?
Você quis,

Eu não acho que você confia
Em meu suicídio politicamente correto
Eu choro quando anjos merecem morrer!
(Ahh)

Acorde! [acorde]
Pegue um pincel e coloque um pouco de maquiagem
Esconda as cicatrizes para disfarçar
[esconda as cicatrizes para disfarçar os espantos...]
Por que você deixou as chaves sobre a mesa?
Aí vai você criar outra fábula

Você quis,
Pegue um pincel e coloque pouca maquiagem,
Você quis,
Esconda as cicatrizes para disfarçar os espantos
Você quis,
Por que você deixou as chaves sobre a mesa?
Você quis,

Eu acho que você não confia
Em meu suicídio politicamente correto
Eu choro quando anjos merecem morrer
Em meu suicídio politicamente correto
Eu choro quando anjos merecem morrer...

Pai! (PAI!)
Pai! (MÃE!)
Pai! ( Foda -se )
Pai!

Pai, em tuas mãos,
Eu entrego meu espírito,
Pai, em tuas mãos

Por que você me abandonou?
Em seus olhos me abandonou
Em seus pensamentos me abandonou
Em seu coração, me abandonou, oh

Confie em meu suicídio politicamente correto
Eu choro quando anjos merecem morrer!
Em meu suicídio politicamente correto
Eu choro quando anjos merecem morrer!



Vem aí a interpretação da música:

   Essa música refere-se principalmente à falta de confiança, exposto na primeira estrofe de modo ligeiramente implícito.Também é mostrado na primeira estrofe que a falta de confiança cria mentiras quando o compositor diz "Here you go create another fable", ou seja, "Aí vai você criar outra fábula".Tal premissa é repetida devido ao seguimento da letra.
    Na outra parte da música, aparece uma referência bíblica, onde há quase uma transcrição do que teria sido dito por Jesus na hora de sua crucifição, mas esse "diálogo" também se refere à falta de confiança quando diz que não confiam no suicídio dele.Entendam bem, digo suicído a partir da interpretação de que o povo daquela época não confiou em Jesus e decidiu mandá-lo para morte, quando ele teria o "poder" para reverter essa situação, mas mesmo assim aceitou sua morte, tornando assim uma ESPÉCIE DE SUICÍDIO,  pelo amor de Deus, entendam bem o que quero dizer.
     A última estrofe também se refere a Jesus quando diz que chora quando anjos merecem morrer, estando no contexto de que o povo dissera que ele merecia morrer, considerado pelo compositor, como um anjo, devido às suas características.

PS: Espero que tenham gostado e sintam-se à vontade para pedir alguma interpretação ou opinião...

PS2: O título da música também se refere ao tema da falsidade.Observe, o título é "Chop Suey!", um alimento chinês, normalmente imaginamos que algo da China é de baixa qualidade, ou seja, falta confiança no produto, daí faz-se a ligação...

32 comentários:

  1. Realmente parabéns pela interpretação, vejo que você não publica muito, talvez por falta de tempo, gostaria de lhe perguntar se não gostaria de ajuda, também costumo interpretar músicas. Em caso positivo me envie um e-mail para feliperecife17@hotmail.com Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. cara para bens mesmo pela sua interpretacao vc deveria interpreta mais musicas!!!

    ResponderExcluir
  3. pow adorei , sua interpretação foi incrivel , agora sei um pouco sobre esta musica :0

    ResponderExcluir
  4. Sinto que estou desenterrando esse post. Mas gostaria muito de saber o significado em sua visão da frase: " Por que você deixou as chaves em cima da mesa?"

    ResponderExcluir
  5. Sinto que estou desenterrando esse post. Mas gostaria muito de saber o significado em sua visão da frase: " Por que você deixou as chaves em cima da mesa?"

    Eu também. Olha, eu nunca fiz algo do tipo, mas vou TENTAR, TENTAR interpretar.

    Acho que ele quis dizer que quando você toma as atitudes de falsidade citadas na música, você está deixando as "chaves da verdade" sobre a mesa, você está se arriscando, e se algo der errado tudo poderá vir a tona.

    Foi o que eu entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você vai embora da "casa" de alguém, especialmente que amou e acabou o relacionamento essa expressão "deixar as chaves em cima da mesa" significa que você foi embora ou foi mandado embora.

      Excluir
    2. DEixar as chaves em cima da mesa significa abandono, ir embora sem deixar perspectiva de retorno.

      Excluir
    3. Também pode ser mais uma referência a Jesus, já que a Bíblia fala que qdo Jesus ficou os 2 dias morto, ele cumpriu o plano de Deus e tomou do Diabo a chave da morte e do inferno. A chave em questão pode ser a chave da morte.

      Excluir
  6. Socorro, eu me identifico muito com a letra, não consigo parar de ouvir, é toda hora que eu escuto ... E fica repetindo na minha mente "my self righteous suicide..." Sofro de Depressão há 2 anos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procura um psiquiatra .-.

      Excluir
    2. Procura Jesus só Ele cura depressão.. curou a minha tbm rs :)

      Excluir
  7. pow valeu mesmo,tinha muitas duvidas em relação ao significado dessa musica,ótima interpretação

    ResponderExcluir
  8. de fato está meio certa interpretação, mas ta meio errada, ela fala sobre o sofrimento de jesus
    da de perceber isso na parte do
    father in you hands...
    e da de perceber claramente que expressa o sofrimento de jesus na parte father fock yooooou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nunca falou father Mother father fuck you essas coisas que estão ali na letra, a letra original da música só tem father, ele repete father acho q 6 vezes, da a entender que tem um Mother ou um fuck you ali, mas é só father

      Excluir
    2. Idiotas são os que não vêem as letras das músicas e sai falando besteira

      Excluir
  9. Uma sugestão pra você interpretar é músicas do Paramore, pois sempre há vários sentidos nas músicas. Playing God por exemplo!

    ResponderExcluir
  10. Da hora o significado maluco valeu esse foi o único site que eu pude achar um SIG decente

    ResponderExcluir
  11. Acho que ele fala de Lúcifer, como o "anjo suícida" que se jogou do céu para a morte por não aceitar as ordens de Deus. Ele chora quando anjos merecem morrer.

    ResponderExcluir
  12. Foi mal, mas se eu tenho uma certeza na vida, é que ta errado kkkk, posso estar errado também, mas... Primeiro, chop suey é uma comida que há mistura de legumes, vegetais com carne de porco, frango ou bacon, segundo, tenho um inglês fluente e certificados de FCE(de Cambridge, sei o que falo) "self-righteous suicide" significa suicídio hipócrita, as palavras em inglês mudam de significado inseridas em contextos diferentes(apenas "self-righteous" significa sim politicamente correto, mas no contexto vai para hipócrita) vale te lembrar que o System Of a Down tem origem Armênia, são mais islâmicos por tradições familiares, e eles NÃO são religiosos para protestarem a favor da religião ou de Jesus. É uma CRÍTICA. Não vou me aprofundar muito, mas ele descreve um ponto de vista em duas pessoas, o primeiro é em nome de protestantes(não a religião, ateus mesmo) quando dizem para que acorde e passe a maquiagem para esconder as cicatrizes, numa interpretação bíblica sabemos que Jesus era visto como ídolo por seus apóstolos, logo seria uma forma de ele "manter suas aparências", passando a maquiagem para esconder as cicatrizes, que podem ser entendidas como sofrimentos ou verdades. Quando chega no refrão o ponto de vista da música se torna o de Jesus, como quase um direcionamento aos menos fiéis "eu não acho que você acredite em meu suicídio hipócrita" quer dizer sobre algo que os ateus criticam muito, que é uma questão como "se Jesus era mesmo poderoso, por quê não se livrou da execução?" E ao dizer "eu choro quando anjos merecem morrer" possivelmente critica a "missão" dada a Jesus pelos anjos, no trecho "pai, em suas mãos confiei meu espírito, pai, em suas mãos... Por que me esqueceste? Em teu coração por que me esqueceste em teus pensamentos..." O eu-lírico se torna uma passagem bíblica, onde Jesus realmente pergunta à Deus sobre tudo aquilo.
    No final quando diz "trust in my..." É como uma crítica à busca incessante de fiéis para manter-se no poder que a Igreja Católica faz, como se fosse uma súplica aos fiéis.
    E esse negócio de produto chinês ser visto com maus olhos, geralmente é em país de terceiro mundo(sub-desenvolvidos) no qual o Brasil se inclui, os produtos bons eles exportam para os industrializados de 1º mundo e as sobras vem pra cá, você está analisando sob uma ótica brasileira, sendo que os autores vivem nos Estados Unidos e buscam um respeito mútuo entre as nações(se você pesquisar a musica "Borders Are... de Serj Tankian você saberá disso) então não vejo porquê fazer essa analogia na música.
    Sobre o título, acredito que seja algo sobre a mistura que sofremos ao decorrer dos anos, e mesmo assim ainda há MUITAS diferenças entre nós, e a música pode significar no refrão um apelo aos islâmicos, que não creem em Cristo. Enfim, não vou entrar em muitos méritos de análises, o System Of A Down não escreve músicas simplórias, então exige uma interpretação com outro sentido entende? E se observar as críticas deles não são contra pessoas, e sim contra INSTITUIÇÕES(Estado, Igreja, ONGs) e é ai que entra o que eu citei sobre a Igreja Católica, não faz sentido a crítica ser àqueles que condenaram Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua análise...Todas as músicas do SOAD são formas de protesto!! Adorei ;)

      Excluir
    2. Eu pensava como o autor do post, mas agora depois de leu seu ponto de vista eu nem gosto mais da música, porque na verdade não gostava da música e sim do significar que EU atribuí a ela.

      Excluir
  13. chop suy,traduçao,significa cortar em pedaços.a letra se refere a evangelho apocrifos.pois a igreja corta em pedaços o q da mais dinheiro.e engana quem precisa disso.igual ao islamismo ou outro ismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua análise...Todas as músicas do SOAD são formas de protesto!! Adorei ;)

      Excluir
  14. RIDÍCULO VC MUDAR NA "TRADUÇÃO" A LETRA DA MÚSICA!. ISSO MESMO!. "'Suicídio políticamente Correto " ' Por Favor Né ?! Sobre A Interpretação ... Essa Música É Brilhante . Divina No Íntimo Espectro Espiritual de Sua Mensagem , Possui Infinitas Aplicações .No Que Diz Respeito À Sua Correlação Com Jesus, Perfeita !!! É Brilhante e Suscinta Na Revelação Do Suicídio Que Jesus Cometeu De Fato e Ai Dos Que Não Admitem Essa Premissa Inegável ( Aos Evangélicos e Católicos com cérebro de minhoca )... Jesus Cometeu Suicídio SIM! Pois Negou (aniquilou-se ) A Si MESMO . SENDO DEUS Não Ousou Por Usurpação SER IGUAL A DEUS!( OLHA ISSO!) Tomou A Forma De Servo... fazendo-se semelhante aos homens; e, achado NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, sendo obediente até à morte e MORTE DE CRUZ." Engulam ESSA E ADMITAM {.}

    ResponderExcluir
  15. Cara... Tu é fera.... Excelente interpretação!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela interpretação . Eu entendi da mesma forma. Essa relação de Cristo com a sua morte poder se ia chamar de suicídio pois afinal sabemos que Cristo amou a cruz pra nos salvar .

    ResponderExcluir
  17. self righteous nao tem nada a ver com politicamente correto... e chop suey nada tem a ver com cortar.. trata-se de uma comida.

    ResponderExcluir
  18. eu sei que faz praticamente 6 anos que vc publicou isso aqui mas eu tenho uma interpretação diferente da sua, como por exemplo eu sempre achei que jesus já sabia do plano que deus tinha dado a ele então vamos esquecer que isso é sobre jesus, porém deus tem outro filho com motivo para falar essas coisas e o nome dele é "Lucifer" no caso o anjo caido que se sentiu traido pelo seu pai ou ser expulso do céu por querer acabar com os humanos que pra ele é uma raça nojenta.

    ResponderExcluir
  19. Acho que quando ele diz "I cry when angels deserve to die" ele se refere ao demônio, uma vez que este era uma anjo que foi lançado do céu. No caso, o personagem da canção (Jesus) lamenta tudo que aconteceu relacionado a Lúcifer, desde de sua rebelião até sua queda dos céus e toda a sua obra contra a humanidade.

    ResponderExcluir
  20. parei de ler em politicamente correto, que vergonha...

    ResponderExcluir